sexta-feira, 17 de julho de 2009

UREASE - H. pylori

Kit para detecção de Helicobacter pylori em amostras fragmentadas de mucosa do antro gástrico.
A UREASE é um meio de cultivo para identificação rápida de Helicobacter pylori em Amostras de tecido extraídas por procedimento clínico. A urease é uma enzima bacteriana que promove a hidrólise da uréia presente no meio de crescimento com fomação de carbonato de amônia. A amônia formada alcaliniza fortemente o meio determinando a viragem do indicador para coloração vermelha no meio. As bactérias que só atacam a glicose deixam o meio amarelo. Na cavidade gástrica, ocorre a formação de amônia e gás carbônico tamponando o pH do meio e levando à formação de uma camada neutra protetora sobre a bactéria produtora. A amônia e a urease desestabilizam a camada de muco levando ao aparecimento de lesões sobre as células de revestimentodo estômago. A urease pode também estar envolvida na ativação de monócitos, linfócitos e do sistema imune provocando uma resposta inflamatória local. A urease é um meio para identificação de fungos dermatófitos como T. rubrum e T. mentagrophytes. Semear os dermatófitos no meio de uréia commum indicador de pH (vermelho de fenol). Deixar em estufa por 20 dias e observar a mudança de pH. Uréase positiva = vermelho, uréase negativa = amarela.
O Helicobacter pylori (Hp) é uma bactéria que vive no muco que cobre a superfície do estômago e foi identificada por dois australianos, Warren e Marshall em 1983.
(Warren e Marshall, por este motivo, receberam o prêmio Nobel da Medicina em 2005. A maior parte da população infectada com H. pylori permanece saudável, sem sintomas e não necessita de tratamento. Apenas uma minoria desenvolve uma doença clínica.